quarta-feira, 8 de junho de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

A VIOLÊNCIA E A SAÚDE DO PROFESSOR

O presente trabalho tem como objetivo levantar questões a respeito da saúde do professor e a influência da violência no dia-a-dia da escola. Foi utilizado um questionário com algumas perguntas tomando por base o Projeto Político Pedagógico de uma Escola Municipal visitada, que optou por utilizar em seu Tema Gerador a questão da sustentabilidade com o Tema : “Planeta Sustentável __ O Futuro a gente faz agora”, utilizando-se da Ética, da Saúde, do Trabalho, Meio Ambiente e Cultura, para desenvolver ,em sala de aula, reflexões a cerca da qualidade de vida e o desejo de organizar ações que possam ajudar a preservar o meio ambiente da violência cometida, cotidianamente, pela desinformação, pela exploração gananciosa de recursos, pela má distribuição de rendas, pela discriminação, pela péssima condição de trabalho, e tantas outras questões que alteram , consideravelmente, a sociedade e a saúde do professor.
Num mundo cada vez mais globalizado e hostil, o homem passou a refém de um sistema opressor e injusto. Sistema este que tem como única prioridade o acúmulo de riquezas e a distribuição de miséria.
A escola constitui-se como espaço legítimo para a formação de sujeitos sociais, ou seja, jovens e adultos possuidores de saberes, capazes de intervir positivamente no seu ambiente mais próximo e de lutar pelos seus direitos e pela qualidade de vida.
A compreensão da saúde como um fenômeno amplo e emergente das relações sociais implica uma discussão sobre valores individuais, coletivos e sobre as formas de organização da sociedade.
O professor está situado entre o papel divino de ser educador e o descaso com que é visto pela sociedade, além da desvalorização da educação.
Segurança, saúde, cultura, educação, inclusão social, limpeza pública e outros problemas, estão inseridos no debate ambiental e devem ser tratados em conjunto.
O mundo sofre impactos ambientais decorrentes das atividades humanas e a violência é um problema ambiental que está ligado a tantos outros.
Diante da ausência de políticas públicas que valorizem a educação, podemos afirmar que há sofrimento no professor, que se vê encurralado pelas novas regras de funcionamento de um mundo do trabalho pautado por políticas que privilegiam certos modos de viver, certos modos de trabalhar.

Há necessidade de se montar um sistema baseado nos valores educacionais, onde o aluno deve ser levado a conhecer a verdade a respeito de todas as coisas e de si mesmo. A escola deve informar ao aluno de que a violência tem origem no ego, que dá origem à miséria, ao desemprego, à favelização, à violência em geral.
A escola não muda a sociedade, mas pode constituir-se, não apenas como espaço de reprodução, mas também como espaço de transformação. O tema Ética traz a proposta de que a escola realize um trabalho que possibilite o desenvolvimento da autonomia moral.
Trabalhar os temas que emergem no cotidiano da escola, no seu entorno ou temas mais amplos, investigando suas causas e origens, confere a possibilidade de romper mitos e preconceitos e ainda desenvolver uma perspectiva crítica das ações educativas e relação ao meio ambiente.
Desse modo, no âmbito da cidadania, um caminho possível para romper ideologias individualistas e totalitárias, tão impregnadas no dia-a-dia, é a formação do ser humano como “sujeito de direito”                ( CANDAU, 2000 ).
“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” __ Paulo Freire

O Trabalho na íntegra , com as respostas dos professores da Unidade Escolar em questão , encontra-se no Web Ensino no Ambiente de grupo.

GRUPO PRÓ-ATIVOS
Claudia de Azevedo Lima
Danielle Araújo Cortat
Joselita da Silva Estevez Pacheco
Laís de L. Nunes Magalhães
Marcos Antônio Diniz
Regina Célia C. Veneno





Um comentário:

  1. O resumo está bem redigido, mas não houve comentários sobre os resultados da coleta.

    Esther Araujo

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