quarta-feira, 27 de abril de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE DIDÁTICA I

GRUPO: CONHECIMENTO (2° Período – Pedagogia)
COMPONENTES:
BIANCA DE BRITO ORMOND
CLAUDIANE FERREIRA GOMES
FERNANDA SOARES NOTAROBERTO
LUIZ ANTONIO COSTA TARCITANO
MÔNICA VERAS DE SOUSA

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir sobre a “formação continuada de professores centrada na escola” e como ela pode contribuir para reduzir (ou eliminar) os incidentes de violência no ambiente escolar (bullying), tudo corroborado pelos enunciados do texto "Pedagogia dos Oprimidos" do professor Paulo Freire. 


 Refletir sobre violência e gestão de conflitos na escola justifica-se pelo fato de os comportamentos agressivos, violentos e delituosos, em espaços educativos, estarem na ordem do dia, conferindo ao tema uma excepcional atualidade. Deveras o fenômeno recorrente entre alunos, nas suas mais diversas manifestações (jogos eletrônicos, comportamentos antissociais, bullying, cyberbullying) e entre alunos e professores (grosserias, comportamentos agressivos, palavras de baixo calão etc.), atingindo diversos graus de gravidade (da indisciplina à delinquência e até crime), têm se constituído numa grande preocupação social (nas escolas, nas famílias e na sociedade em geral) – bem patente não só nos mais variados discursos oficiais e nos meios de comunicação, como, também, na grande quantidade de investigações que, a nível mundial, sobre ele se tem sido produzidas.

Mesmo sem uma denominação precisa em português, o bullying é entendido como ameaça, jugo, opressão, intimidação, vexação, grosseria, brutalidade, conforme se pode observar no filme em que Casey Heynes (um menino gordinho) sofre agressões de um outro menino magro e, posteriormente, revida a agressão, tornando-se, também, agressor.

É justamente esse caráter de dependência emocional e total dos oprimidos que pode levá-los a uma espécie de destruição vital, que chamamos a atenção para a fala de Freire (2010) quando este afirma que “fica em risco a sua vida e a de outrem, oprimido também, pois somente quando os oprimidos descobrem, nitidamente, o opressor, e se engajam na luta pela libertação”, aí começam a crer em si mesmos, superando, assim, sua convivência com o regime opressor.

Precisamente pelo fato de o “Bullying” ser umas das formas de violência que mais cresce no mundo, mister se faz refletir acerca da importância da formação continuada de professores centrada na escola, e assim oportunizar  a redução de episódios como esses ocorridos no filme supracitado, haja vista que a mudança no paradigma educacional depende dos professores, da sua formação das transformações pedagógicas em sala de aula e do investimento em projetos permanentes que se integrem ao cotidiano escolar e docente.


Validando a premissa defendida por Freire (2010, p.58), de que “ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão”, a formação continuada de professores deve legitimar as dimensões coletivas que envolvem o conjunto de professores integrantes de uma mesma escola. Tal prática abjuga e estabiliza a profissão de forma autônoma na produção de saberes e valores, e ainda reflete a realidade que os professores se defrontam. Isso significa que, daqui para frente, os professores precisarão não apenas pôr em questão e reinventar práticas pedagógicas, como também reinventar suas relações profissionais com os colegas e a organização do trabalho no interior de sua escola.

O trabalho completo encontra-se disponível em: Biblioteca > Ambiente de Grupo > Área de Publicação – Web Ensino. Imperdível!!!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CALHAU, Lélio Braga. Bullying: O Que Você Precisa Saber, RJ, Impetus, 2009.
CAVALCANTI, Flávia. Licenciatura em Pedagogia - Caderno de Estudo: Didática I. AVM Faculdade Integrada, Rio de Janeiro, 2011.
FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz. Campinas, Verus, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 49ª reimpressão, Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2010.
HYPOLITTO, Dineia. Repensando a Formação Continuada. Disponível em: http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/100/42/1/0/. Acessado em: 25 de abril de 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28ª. impressão, Editora Cortez: São Paulo, 2008.
PERRENOUD, Philippe & THURLER, Mônica Gather. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação.  Arimed Editora, Porto Alegre, 2002.



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