quinta-feira, 7 de abril de 2011

Grupo Fenix_ Monaliza Moreira / Marcia Jesus

Projeto Liberdade

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,
torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, 
ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela
tampouco a sociedade muda."
Paulo Freire



Objetivo Geral
·         Estimular a independência através da autoconfiança, criatividade e iniciativa;
·         Estimular a cooperação de todos os segmentos envolvidos na escola;
·         Estimular hábitos e comportamentos favoráveis para vivencia e frequência na comunidade escolar

Objetivos Específicos
        Sensibilizar os alunos quanto à importância de suas atitudes positivas
        Desenvolver práticas de cooperação e comprometimento
        Divulgar a importância dessas características para uma harmonia e respeito mútuo
        Contribuir para manutenção desses sentimentos e conservação da qualidade de vida na escola

Justificativa
ü  O DIREITO À EDUCAÇÃO E O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE
A educação é uma condição desde que o homem se civilizou e é primordial para sua existência e suas relações com mundo e desenvolvimento de seu trabalho.
A dignidade vista correlacionada à educação, detém um olhar jurídico que concede e afirma sua obrigatoriedade, evocando o ser humano como pessoa, dotado de personalidade, com direitos e deveres, incluso em uma sociedade a qual participa e se relaciona, merecedor de condições para seu pleno desenvolvimento.
ü  MORAL E ÉTICA
A moral são os costumes, é uma norma de convivência, é auto-obrigatória, é universal e incondicional. Mesmo não cumprida ou desrespeitada está lá reconhecida e começa a ser adquirida no seu primeiro núcleo social, a família.
Ética é o modo de ser, tem um valor social reflexivo, entendendo que há uma conseqüência para cada ação. Um exemplo disso é código ético.
A moral se difere da ética por ser adquirido na formação educacional e pela sua praticidade no dia-a-dia, tem uma ação imediata. Já a ética é uma ação de reflexão e orienta a sociedade.
Esse tema tende a dar um rumo que se solidifica com o conhecimento de seus direitos e deveres, na adaptação de suas expectativas e na procura de sua historicidade, sua constituição em relação ao universo o qual vive e é regido por lei, tendo o entendimento também do ato infracional.
Reconhece-se, então, nesse panorama a volta de uma educação ideológica no que se refere ao pensamento coletivo e harmonioso, o antigo intitulado OSPB, repaginado como Ética e Cidadania, levando ao estudo das leis básicas que constituem o Estado, os direitos e deveres dos cidadãos e governos, além do funcionamento da administração pública.
ü  A QUESTÃO
Há de pensar quanto mais instrução menos problemas inter-relacionais. Não é verdade.
 A agressividade é inerente ao ser humano, foi necessária à sua sobrevivência e defesa e foi administrada para convivência social pela educação.
Essa educação começava em casa, com os conceitos morais familiares e da comunidade inerente.
Mas os tempos são outros, as famílias não se encontram nos padrões antigos, o contato familiar donde não se absteriam normas morais práticas e úteis ao convívio social, hoje é delegado a terceiros como a escola que servem de tabua de salvação para os horários desconectos do dia-a-dia, enfim ao convívio externo ao ambiente familiar.
O progresso e a tecnologia advêm de uma necessidade e anseio e influenciaram essa rota, tendo o entendimento da dança das cadeiras. A família perdeu sua centralidade, o professor não detém toda sabedoria e a geração que deveria ser formada está além e ao mesmo tempo aquém do que se espera dela. Estão além, pois, se nota a perfeita consonância com o mundo atual e suas atualizações, por mais que seja instintivo e aquém em relação a si próprio e ao que se espera dele como cidadão.
Mediante ao caos estabelecido a conseqüência é a instauração da violência que vemos noticiadas a todo o momento, sendo agravada por sua disseminação e sem qualquer poder de controle envolvendo a internet e a colocando muitas vezes como vilã.

Metodologia
A dialogicidade evocada por Freire nos faz entender que a solução não é rápida e não detém poder. É uma construção mútua e libertadora, onde a verticalidade não é a solução e sim as adjacências, um conjunto de intenções integradas, movida pela reflexão crítica, corporeificaçao das palavras pelo exemplo, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, respeito aos saberes do educando e sua cultura, mudando a ideologia de transferência de saberes e sim compartilhamento, pois o inacabado é a perfeita síntese de qualquer programa, não somos e nem temos o poder.

DIREÇÃO, POIS NAVEGAR É PRECISO_A práxis, efeito chave para um programa.
Observando que em cada local há um problema ou problemas específicos que deverão ser abordados de forma particular em relação à realidade do mesmo, segue um programa como base para seus próprios anseios.

v  PROJETO LIBERDADE
1.       Deverá ser aplicado e debatido nos respectivos segmentos que queiram administrar de forma simultânea, evitando troca de informações ou possíveis intimidações.
2.       A pesquisa da realidade será exposta com o auxílio de um texto, vídeo, música ou qualquer material que possa servir de despertar para o assunto em questão
3.       Seus resultados indicarão a percepção espontânea e o sentimento em relação ao tema proposto.
4.        O processo deverá ter novas propostas e reavaliações, sempre que houver necessidades, com o intuito de reavivar os conceitos abordados.
5.       Esse processo dar-se-á uma configuração de compromissos e prioridades que serão de todos os envolvidos.
6.        Um projeto anual, como por exemplo, um dia especial, serve como sugestão para que seja lembrada a conquista das soluções em conjunto e assim aprimorá-las se necessárias.
7.       Não há um único tema, haverá quantos forem necessários a serem dialogados e planejados, de forma a intensificar os direitos, deveres e o espírito de construção infindável para uma convivência melhor.

Fonte:
·          Pedagogia do Oprimido_ Paulo Freire
·         Pedagogia da Autonomia_Paulo Freire

COMPONENTES DO GRUPO:
MONALIZA MOREIRA
MARCIA JESUS

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